Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

sexta-feira, 21 de março de 2014

A autoridade e o poder

Coronel Avelar Lopes de Viveiros

A Bíblia diz em Romanos 13 que Toda autoridade vem de Deus. Por isto, devemos orar por elas, para que se convertam dos seus maus caminhos. Isto fica mais evidente em Provérbios 29:1 que diz que, sob o governo do justo o povo se alegra mas sob o ímpio, o povo padece. Daí a instrução de 1 Timóteo 2 para que oremos pelas autoridades para que elas tenham vida tranquila e pacífica, com toda piedade e dignidade. Piedade se refere à doação, entrega, prestação de serviço; já dignidade está relacionado ao caráter do líder. Pense como seria uma autoridade tranquila, pacifica, digna e piedosa. Este é o desejo do Senhor. Esta é a direção de nossas orações.

A Bíblia diz ainda em João 15:1-11 que só o Espírito Santo nos convence do Pecado, da Justiça e do juizo. Ao nos convencer, Ele promove mudança de atitude nos tirando daquilo que é danoso, o pecado, para aquilo que é bom: a justiça ou o bem. Esta mudança não vem por força mas por convencimento, o que a torna duradoura e influenciadora.



Agora notem que Deus fala pela bíblia de autoridade e não de Poder. Meu pastor João Queiroz diz que poder até o fogo tem, para destruir inclusive. Ao homem foi dado poder já no Gêneses 1:26-28 onde é redundante ao dizer que o homem deve crescer, multiplicar, dominar e subjugar a terra e os seres viventes nela. Subjugar e dominar nada mais é que exercer poder. Max Weber disse que poder é a capacidade de obrigar, por causa de sua posição ou força, os outros a obedecerem à sua vontade, mesmo que eles preferissem não fazê-lo. Autoridade é a habilidade de levar os outros, de boa vontade, a fazerem sua vontade. Isto é, autoridade não diz respeito à posição hierárquica conquistada ou instituída, ou força bruta superior, mas sim a caráter e convencimento.

Ora, se quem nos convence é o espírito, logo só tem autoridade quem está cheio do espírito o qual nos capacita a convencer os outros. Assim, posso mandar que alguém faça algo mas só o convencerei se eu mesmo praticar o que mando. Isto significa dizer que há em mim uma atitude motivadora que decorre da conduta, algo que une as pessoas num compromisso mútuo, sempre com um fim maior.



Jesus disse que tem poder para perdoar pecados e para conceder a vida. Mas para expulsar demônios tem autoridade. Vejam João 17:2; Marcos 2:10; e Marcos 1:23-27. Sem dúvida Jesus tem todo poder e é a maior autoridade sobre a terra. No entanto, vejamos o que lhe caracteriza autoridade: Filipenses 2:6-7 diz que Jesus, sendo Deus, não usurpou ser igual a Deus mas, esvaziando a si mesmo, tomou a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. Em Marcos 10:45 Ele diz que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar a de muitos. Por fim, em João 13 Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado todas as coisas nas suas mãos, e que saíra de Deus e que voltaria para Deus, cingiu-se com uma toalha e lavou os pés dos discípulos.

Por fim Ele diz: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Ora, Ele é o exemplo em suas próprias palavras.



Notem que embora a biblia nos ensine a orar e obedecer a autoridade, a qual foi posta sobre nós, às quais devemos inclusive os impostos, como ensinou Jesus, não devemos ser submissos quando a autoridade afronta a vontade do Pai. Veja por exemplo o caso de Daniel, jogado na cova dos leões por descumprir a lei real de adorar ao rei e não a Deus. Precisamos, com respeito e legalidade, resistir aos desvios de nossos líderes sempre com foco no modelo: Jesus.



Finalmente, não escrevi para vos cansar com a minha fé. Mas que possamos todos entender a diferença de autoridade e poder. Qualquer um e até qualquer coisa pode ter poder. Mas somente homens de caráter terão autoridade. Ao entendermos este fato, mudaremos nós mesmos a nossa conduta, e exigiremos de nossas lideranças um padrão divino.

Coronel Avelar Lopes de Viveiros, comandante do policiamento ambiental de Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...