Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Fofoqueiros e linguarudos

by Mauricio Zágari
Meu coração sangrou com o caso de um jovem que me procurou para conversar acerca de uma questão particular sua, um pecado que tinha cometido e que o deixara arrasado. Eu não me privo de ajudar um irmão no que está ao meu alcance, mas, como sempre faço em situações como essa, lhe perguntei primeiro por que, em vez de vir falar com um simples membro de igreja, ele não buscou auxílio junto ao seu pastor (pois nem da minha igreja local ele é). 
A resposta machucou meu coração: "Zágari, não posso contar meu problema ao meu pastor porque, da última vez que fiz um gabinete sobre uma questão de foro íntimo, no dia seguinte a igreja inteira estava sabendo". Meu Deus... que coisa : um pastor trair a confiança de quem lhe procurou para derramar as agonias de sua alma.
Esse é um dos grandes problemas que enfrentamos quando vivemos em grupo: temos de conviver com pessoas que não sabem manter segredo. Por vezes parece que seu amigo sempre tem outro melhor amigo, um parente ou um confidente a quem ele vai contar o que você compartilhou em segredo. Geralmente o argumento é aquele: "Rapaz, vou te contar um segredo, mas é só para você orar pela pessoa". Temos de lembrar, sempre, que a vida dos outros não nos pertence. A intimidade alheia não nos pertence. As falhas e os arrependimentos de terceiros não nos pertencem. São propriedade privada. E pegar aquilo que não é nosso e passar adiante não seria um tipo de furto? Se você conta a uma alma sequer (inclusive seu marido ou esposa) algo secreto sobre alguém, que lhe foi confidenciado em segredo, isso não faria de você um ladrão? E, por ter traído a confiança de quem confiou em você a ponto de abrir as intimidades de sua vida pessoal, não seria você, também, um traidor?
Se alguém compartilha algo secreto com você, meu irmão, minha irmã, saiba que faz parte da ética o sigilo. Se não for assim, onde o pecador arrependido encontrará um ombro onde chorar e um ouvido de onde não vazarão confidências? Nunca devemos nos esquecer que o cristão de verdade, o que cumpre o mandamento de amar o próximo como a si mesmo, não é quem pega os segredos alheios e os usa para piorar a situação de quem já está mal - é isso que Jesus ensinou?
Quer saber quem é confiável de fato para contar seus segredos? Preste atenção naquilo que as pessoas que você conhece lhe contam sobre terceiros. Aqueles que na primeira oportunidade vão lhe relatar intimidares dos outros certamente farão a exata mesma coisa com você. Pois quem fez fofoca de outro a você fará fofoca de você a outro, pois não se é fofoqueiro sobre uns e não sobre outros: o fofoqueiro é essencialmente um... fofoqueiro. Pois a essência da fofoca é a falta de domínio próprio. E lembre-se: "Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã" (Tg 1.26).
Peço a Deus que tenhamos mais respeito pelos outros e por suas intimidades. E lembre-se de que esta reflexão não é só sobre aqueles fofoqueiros que você conhece. Esta reflexão é essencialmente sobre você e as suas ações. Se percebe que está deixando a vontade de falar se sobrepor à vontade de calar, procure repensar seu comportamento. Caso contrário, é o seu coração que você estará enganando e é a sua religião que será vã.  Respeite o próximo como gostaria de ser respeitado. Isso não é nem uma questão de fé: é uma questão de educação.
Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício Zágari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...