Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

sexta-feira, 17 de março de 2017

Por que Deus escolheu Jerusalém?


Para quem conhece um pouco da história de Israel e os relatos bíblicos, sabe o quanto é mencionada e a grande importância que é dada para essa cidade.

Jerusalém – cidade da paz?

Jerusalém é uma das cidades mais antigas do mundo, mas a cidade não viveu de fato o que seu nome significa, pelo menos ainda não.

Jerusalém significa “rei” (jeru) de “paz” (shalom), mas tem sido tudo menos uma cidade de paz. Esta cidade que reside na antiga Palestina vem da palavra hebraica “Yerushalayim”, que
significa ” fundamento da paz “, ou a base (yarah) da paz (shalom).

Esta cidade tem sido tudo, menos uma cidade de paz. Seria descrito como uma cidade de contenção ou um obstáculo para as nações. Nas primeiras partes da história de Israel, Abraão encontrou um rei, o rei Melquisedeque, que era rei de Salém (Gênesis 14:18), mas se esta era a mesma cidade de Jerusalém ou não, não podemos dizer com certeza. É pelo menos possível.

O ponto é que Jerusalém é uma cidade muito antiga, mas uma cidade que enfrentou muitas guerras. Foi reconstruída e destruída dezenas de vezes, e de todas as cidades do mundo, acredita-se ser a cidade onde a maioria das guerras foram travadas.

Foi destruída várias vezes, atacada 52 vezes, cercada 23 vezes, e capturada e recapturada pelo menos 44 vezes. Essa é alguma “cidade de paz!” Então, por que Deus escolheria colocar Seu nome em tal lugar? Por que a “Cidade de Davi” é tão importante para Deus?

Cidade de Davi

A cidade não era chamada Jerusalém no princípio. Antes que os israelitas entrassem na Terra Prometida, os cananeus viveram nessa terra.

Derrubando os cananeus, eles percorreram a terra das práticas pagãs daquela nação, que eram uma abominação para Deus, de modo que o Senhor disse:

Antes destruí-las-ás totalmente: aos heteus, e aos amorreus, e aos cananeus, e aos perizeus, e aos heveus, e aos jebuseus, como te ordenou o Senhor teu Deus. Deuteronômio 20:17

Antes que eles cruzassem para a Terra Prometida, os jebuseus, uma tribo cananeita, habitava Jerusalém no tempo da conquista de Josué (Josué 11: 3 e 12:10). Jerusalém pode estar sobre o que uma vez foi a primeira cidade chamada Ophe, que existia em torno de 3500 aC.

Por que então os judeus costumam se referir a Jerusalém como a Cidade de Davi?

Possivelmente porque Ele estabeleceu o reino e governou quando Israel estava no auge do seu poder. É chamada a Cidade de Davi porque é uma cidade que Davi construiu e estabeleceu. Ele edificou e fortificou a terra como nenhum outro rei de Israel, e que incluiu uma grande porção das fortificações em Jerusalém.

O período em que o rei Davi governou (1010-970 aC), foi um período em que Israel teve a força de trabalho e tecnologia para começar edifícios de tal tamanho que são adequados para uma capital de um tal reino centralizado naquela época.

Mesmo as Escrituras se referem a Sião, ou Jerusalém, como “a cidade de Davi” (2ª Sam 5:7). Depois que Davi edificou Jerusalém, foi dito que Davi morava na fortaleza e a chamava de cidade de Davi.

Cidade de Sião

Sião, às vezes chamada de Monte Sião, é sinônimo de Jerusalém ou da Cidade de Davi (1 Reis 8:1). Esses nomes são usados ​​indistintamente quando se refere a Jerusalém, assim Sião se refere à terra de Israel, a casa histórica dos israelitas, mas a Cidade de Sião se refere a Jerusalém. É um grande lugar de significado religioso para Israel.

Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a cidade de Davi. 2 Samuel 5:7

Podemos ver que a Cidade de Sião é também a Cidade de Davi, mas Sião tem um significado especial na Bíblia. O salmista ora para que a salvação saia de Sião (Jerusalém).

Oh, se de Sião tivera já vindo a redenção de Israel! Quando o Senhor fizer voltar os cativos do seu povo, se regozijará Jacó e se alegrará Israel. Salmos 14:7

Assim Sião é mais do que um lugar. É onde Deus está e o povo de Deus deverá estar. E o melhor disso, é de onde veio a salvação, falando do Calvário e da obra redentora de Cristo, e como o Profeta Isaías predisse;

Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse. Isaías 28:16

Assim voltarão os resgatados do Senhor, e virão a Sião com júbilo, e perpétua alegria haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, a tristeza e o gemido fugirão. Isaías 51:11

A Nova Jerusalém

Jerusalém pode ser chamada a Cidade de Deus, a Cidade de Davi, a Cidade de Sião, ou simplesmente, Sião, mas há uma Jerusalém maior vindo, e é tudo novo e mais glorioso que qualquer um pode descrever.

O Apóstolo João tentou:

E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. Apocalipse 21:1,2

Podemos até mesmo imaginar “a santa cidade de Jerusalém descendo do céu de Deus, tendo a glória de Deus, o seu resplendor como uma jóia mais rara, como um jaspe, límpido como cristal” (Ap 21,10b-11),

João continua narrando como é formosa essa cidade:

E a construção do seu muro era de jaspe, e a cidade de ouro puro, semelhante a vidro puro. E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa. 
O primeiro fundamento era jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedônia; o quarto, esmeralda; O quinto, sardônica; o sexto, sárdio; o sétimo, crisólito; o oitavo, berilo; o nono, topázio; o décimo, crisópraso; o undécimo, jacinto; o duodécimo, ametista. Apocalipse 21:18-20

Esta é a nova cidade de Deus, mas o que a torna a cidade de Deus é que Deus está na cidade, como João escreve que “a morada de Deus está com o homem.

Ele habitará com eles, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles como seu Deus ” (Ap 21: 3), e ” Eles verão o seu rosto, e o seu nome estará sobre a sua testa ” (Ap. 22:4).

Conclusão

Deus escolheu um lugar para realizar um contraste de um lugar terreno para um lugar novo celestial. Todo o reino está chegando. Mais importante ainda, o Rei do reino está chegando. Você está preparado?

Phonte: Bíblia Comentada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...