Root alega que a sistema de diagnóstico eletrônico da Ferrari, o DEIS, tem um recurso que permite reduzir a quilometragem do hodômetro dos carros para que eles possam ser
vendidos por valores mais altos, como se fossem mais novos do que realmente são.
Ele ainda acusa a Ferrari de ser conivente com a fraude, uma vez que o DEIS precisa de autenticação nos servidores da Ferrari para qualquer alteração nas ECU dos carros, o que significa que a Ferrari tem ciência de que os hodômetros eram adulterados.
No processo, Root explica que um cliente chamado Steven McMillan pagou para um funcionário da concessionária reduzir a quilometragem de seu carro. Segundo o jornal britânico Daily Mail, se o hodômetro de uma LaFerrari for modificado para zero-quilômetro, o valor do carro pode aumentar em mais de US$ 1 milhão.
No processo, Root explica que um cliente chamado Steven McMillan pagou para um funcionário da concessionária reduzir a quilometragem de seu carro. Segundo o jornal britânico Daily Mail, se o hodômetro de uma LaFerrari for modificado para zero-quilômetro, o valor do carro pode aumentar em mais de US$ 1 milhão.
Além disso, Root menciona que a própria Ferrari ensinava os técnicos a reduzir a quilometragem como parte do treinamento de capacitação. O trecho do processo foi publicado ipsis litteris pelo Daily Mail:
“A Ferrari publicou um manual usado desde abril de 2010, detalhando especificamente como executar a redução da quilometragem no hodômetro e autorizando seu uso. Além da informação, esta política da Ferrari foi aplicada na fábrica da Ferrari na Itália em março de 2015 para ensinar os técnicos a resetar o hodômetro ao zero em um veículo Ferrari”.
Por outro lado, é possível que o procedimento seja usado para outras finalidades como zerar o hodômetro de carros novos após o teste inicial da fábrica, ou simplesmente para a restauração, reparo ou manutenção dos quadros de instrumentos.
Por outro lado, é possível que o procedimento seja usado para outras finalidades como zerar o hodômetro de carros novos após o teste inicial da fábrica, ou simplesmente para a restauração, reparo ou manutenção dos quadros de instrumentos.
Praticamente todos os sistemas de comunicação (scanners) originais permitem o retorno da quilometragem para fins de reparos — em casos, por exemplo, em que um cliente adquire um quadro de instrumentos usado e pretende inserir a quilometragem correta no display.
A concessionária Ferrari em questão afirmou por meio de seu representante legal que não irá comentar o caso, que acredita que a acusação é descabida e que irá se defender no tribunal.
A concessionária Ferrari em questão afirmou por meio de seu representante legal que não irá comentar o caso, que acredita que a acusação é descabida e que irá se defender no tribunal.
Phonte: Flat Out
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